Tipos de pregas e trilhos das cortinas

A história do papel de parede
16/10/2019
Exibir tudo

Tipos de pregas e trilhos das cortinas

Tipos de pregas e trilhos das cortinas

Na hora de compor um projeto sabemos que todos os detalhes são importantes e a cortina é um elemento fundamental para a decoração. Não basta apenas se preocupar com o tecido, tamanho e tudo mais, o acabamento da cortina é muito importante, isso é, as pregas e os trilhos.

 

A Prega

A prega nada mais é do que o acabamento da cortina, é a forma como o tecido é preso ao trilho ou varão e, para isso, existem vários tipos, confira algumas delas abaixo.

Prega americana

É feita com três pregas agrupadas e usada com forro, o que favorece o caimento e proporciona o efeito volumoso. É um modelo mais clássico que traz todo um charme para sua decoração.

Prega macho

Esse tipo de prega é para quem quer um efeito de uma cortina volumosa e sem utilizar muito tecido. O volume se concentra na frente e proporciona um caimento reto e elegante, feito com duas dobras unidas e pode ser usada em varão ou trilho.

Prega fêmea

Formada por duas dobras em sentidos opostos, o volume do tecido cai para trás, ficando assim um caimento reto.

Prega Wave

São dobras intercaladas nos dois sentidos, o que gera um efeito maior de ondulação. Na parte superio, existe um volume e o restante do tecido fica liso.

Argolas

É um tipo de acabamento em que o varão fica a mostra e as argolas presas suspendem o tecido, permitindo uma melhor movimentação e acabamento em franzidos.

Trilhos

 Os trilhos são muito importantes na hora de decorar a sua parede com as cortinas, embora fique escondido, sem ele seria muito difícil alinhar e esticar as cortinas de forma correta.

Além disso, cada trilho possui seu tamanho, espessura, formato e durabilidade diferente. Confira abaixo alguns tipos de trilhos:

Trilho de cortina único

É o tipo mais simples de trilho que existe, é usado para apenas um tecido.

Trilho de cortina duplo

Muito usado para cortinas de janelas quando a cortina possui forro. São dois trilhos juntos para que cada tecido possa correr no seu lugar, sem atrapalhar a movimentação do outro.

Trilho de cortina triplo

 Usado para jogos de cortina que possuem três camadas, sendo elas: forro, cortina e bandô.

Este trilho de cortina é mais forte, pois serão três tecidos pendurados, precisando de uma sustentação mais resistente, pois, além dos tecidos, a cortina geralmente ganha acessórios como os prendedores.

Trilho Suiço

 É uma espécie de varão com funcionamento exclusivo por meio de deslizantes e roldanas ao invés de argolas, operando de modo mais eficiente e silencioso. A cortina é aberta e fechada horizontalmente, porém alguns modelos como a romana podem recolher-se verticalmente. Nesse caso, a ligação com o trilho se mantém estática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *