Dicas de como usar o papel de parede em banheiros e lavabos

Como escolher o papel de parede infantil ideal para o quarto das crianças?
05/02/2019

Por João Paulo Sarli e Mariana Matutino

É comum não sentir confiança para adotar como opção o papel de parede em cômodos como o banheiro, já que o vapor quente do chuveiro poderia danificar o papel, por este motivo era muito mais frequente o uso apenas em lavabos. Mas hoje, com a qualidade dos papéis de parede, é possível escolher e adequar seu projeto para ter um papel adequado para o seu banheiro (resistentes à umidade e ao vapor).

Para os lavabos o papel TNT (que é resistente à umidade) já é uma opção conhecida por todos, porém o papel de parede impermeável (Vinílico) , como o próprio nome já diz, é o mais indicado para áreas com exposição à água.

Fique de olho! Sempre é preciso analisar o local antes de instalar o papel de parede pois a umidade não ocorre somente nos ambientes tipicamente expostos a água, muitas casas possuem diversos problemas com umidade nas paredes das salas e quartos, devido a má impermeabilização das paredes ou a falta de ventilação.

Após essa etapa concluída é hora de escolher e para dar um ar refinado e especial ao ambiente, você pode se basear nas opções que hoje estão em alta, como os de concreto aparente, cimento queimado, 3D, retrôs, listras e os geométricos. Aliando estas tendências ao seu próprio estilo, você terá a garantia de um banheiro renovado e lindo!

E a pergunta que deve estar no ar é “posso por dentro do box?” e a resposta ainda é “Não”.

Há materiais que resistem a tudo, mas no caso do papel (mesmo com sua alta proteção) ainda não é possível colocá-lo em um ambiente como o box e ter a sua proteção máxima.

Então, como saber o que procurar? Que tal conhecer os tipos de papéis de parede?

Papel de parede – com base e celulose (papel). São frágeis e por isso não devem ser usados em ambientes de grande circulação.

Papel de parede Vinilizado – têm sua base totalmente composta por celulose são ecologicamente corretos. Impresso em tinta acrílica ou vinílica e recebe depois uma camada de resina. Não são laváveis, apenas limpáveis.

Papel de parede de TNT (tecido não tecido) – tem na sua composição fibras de poliéster junto com as de celulose. Isso aumenta a sua durabilidade e permite a limpeza com detergente, mas sem esfregar. Podem ser usados em lavabos, desde que a área próxima à torneira seja evitada.

Papel de parede Vinílico – possui um tratamento especial (PVC) que dá a esse produto um aspecto de tecido e ótima resistência a umidade, podem ser aplicados em ambientes de grande circulação. Resistem bem a umidade, portanto, são os únicos que podem ser aplicados em banheiros, mas não em áreas úmidas, como box.

Dicas:

  • No local onde será colocado tem que ser uma superfície lisa e preparada com látex, gesso liso ou massa corrida.
  • A parede precisa ser lixada e depois receber uma demão de tinta pva branca
  • Nunca aplique o papel de parede em azulejos, reboco, parede sem acabamento, tinta magnética ou texturas.
  • Limpe bem, pois a superfície que receberá o papel não pode estar nem úmida nem empoeirada.
  • Não use produtos abrasivos para a limpeza do papel de parede.
  • Dê preferência para o box ser fechado até o teto, assim a umidade ficará mais retida dentro dele.

Gostou desse texto e gostaria de uma consultoria?

Chame agora mesmo no nosso WhatsApp clique aqui